Você é estressada? Saiba que o estresse pode afetar a sua pele.
O estresse é uma reação complexa do nosso organismo, que envolve componentes físicos, psicológicos, mentais e hormonais. Quando nosso organismo precisa lidar com situações que necessitam de um grande esforço emocional para serem resolvidas nós ficamos estressados (as), mas se a causa do estresse é rapidamente eliminada, logo voltamos ao equilíbrio normal sem causar nenhum problema. Contudo, se a causa do estresse continuar por um longo período, ele pode causar muitos danos para a nossa saúde.
Além de problemas de saúde, como o risco de problemas cardiovasculares, como pressão alta e infarto, o estresse intenso pode afetar a pele, inclusive causar a piora do melasma, pois os hormônios relacionados ao estresse podem promover o aumento da atividade da melanina (pigmento responsável pela cor da pele) provocando o escurecimento ou aumento da mancha. Em um estudo de caso conduzido por Wolf e colaboradores em 1991 na revista Br. J. Dermatol. eles relataram dois casos de pacientes que provavelmente desenvolveram melasma após episódios de estresse emocional.
Atualmente situações de estresse estão relacionadas a diversos problemas de pele, como na dermatite atópica (uma inflamação da pele, caracterizada por pequenos caroços ou placas avermelhados, que costumam coçar bastante), na psoríase (uma doença inflamatória crônicas caracterizadas por escamas que geralmente afeta cotovelos, joelhos e couro cabeludo) e no vitiligo (uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele), do qual o estresse emocional é um fator importante que influencia tanto no aparecimento como no agravamento dessas lesões.